Na sua empresa, existem situações em que a solução depende de um ato heroico ou da improvisação para ser resolvida, e você está cansado dessa imprevisão? Saiba que o gerenciamento de processos é aplicado para mitigar a probabilidade desse contexto.
Mas o que é gerenciamento de processos? No mercado, fala-se muito em processos, mas o que isso significa? De acordo com a ABPMP, processos são um conjunto de atividades executadas para atingir um objetivo. Ou seja, definir processos é ter claro as tarefas que serão desenvolvidas, além de saber a sequência que será percorrida e por quem serão produzidas essas atividades.
Gerenciar por processos é ter uma visão sistemática do todo sem perder o foco na entrega de valor ao cliente. A concepção tradicional, em que cada setor deve ser analisado separadamente do todo, tem perdido espaço no mercado atual.
A atualidade pede que o gestor visualize sua empresa de ponta a ponta por meio do gerenciamento das funções, gerando valor ao cliente. Essa perspectiva envolve coordenar os processos pelos aspectos de tempo, custo, qualidade e capacidade, o que proporciona uma visão diferenciada e mais competitiva.
Os 6 benefícios que a gestão por processos traz são:
- Definição de Responsabilidades:
- Definir responsabilidades proporcionará clareza, pois as atividades terão seus donos. E eles terão a missão de controlar e monitorar suas tarefas, resultando em ações rápidas.
- Uso de Ferramentas Adequadas:
- Compreender as atribuições de forma detalhada trará o entendimento dos melhores recursos para atingir o objetivo. Nesse cenário, será evidente melhorias de eficácia e eficiência.
- Medição de Desempenho:
- Implantar indicadores aumentará a transparência do desempenho do time, pois existirão parâmetros de atuação e o gestor conseguirá ter norte para decisões.
- Controle e Redução de Custos:
- Conhecer os processos da empresa facilita a visualização dos custos e, consequentemente, oferece a oportunidade de reduzi-los.
- Compreensão da Operação:
- Ter conhecimento do fluxo de atividades propicia uma nítida visão da operação e oferece aos administradores uma melhor interpretação para sua tomada de decisão.
- Foco na Expectativa do Cliente:
- Gerenciar por processos é executar as atividades com o objetivo de atender à expectativa do cliente. Com isso, os responsáveis terão um propósito maior na realização das tarefas.
Referências:
- BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M.; tradução: HONORATO, B.; revisão técnica: MACIEIRA, A.; JESUS, L. Manual de BPM: Gestão de processos de negócios. Porto Alegre: Bookman, 2013.
- Association of Business Process Management Professionals. ABPMP BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum de Conhecimento. ABPMP BPM CBOK. Brasil: V3, 2013.
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