+55 85 31014686

Blog

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PREVENTIVO

O Planejamento Tributário é uma ferramenta personalizada de gestão financeira e contábil, cujo objetivo é otimizar a carga tributária imposta à empresa. Trata-se de um estudo que se realiza analisando a estrutura da empresa, seu modelo de negócios, as relações com fornecedores e sua estratégia logística. A grande maioria dos planejamentos tributários é feita levando em conta três aspectos: estratégico, operacional e tático.

1. Estratégico

A parte estratégica visa à organização dos processos e análise das tributações e regimes, buscando um complemento de informações sobre um determinado segmento. As mudanças e planos de ações que serão colocados em prática são os pontos principais para um planejamento, utilizando estratégia e medidas focadas no benefício da empresa a longo prazo. É uma etapa que tem como alvo o cumprimento de metas preestabelecidas pelos gestores da empresa em conjunto com o consultor tributário.

A adequação do melhor regime tributário é de suma importância nesta fase. Para escolher entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, os envolvidos no projeto devem saber:

  • Em que região do país a empresa está situada?
  • Há a possibilidade de mudança?
  • Qual é a estrutura atual e previsão de crescimento?
  • Quais as perspectivas para a área de atuação?

Os gestores e diretores deverão revisar o planejamento com frequência, uma vez que vários cenários, inclusive econômicos e tributários, podem exigir a atualização do programa inicial.

2. Operacional

A operacionalização do planejamento tributário consiste na sua implantação dentro do dia a dia da empresa. É condição essencial que seja precedida da organização financeira do negócio. É nesta fase que deve ser definida a rotina de pagamentos de tributos. Para tanto, é recomendável que sejam contabilizados todos os prazos para pagamentos, com o acompanhamento da situação fiscal da companhia através de balanços periódicos dos últimos três ou seis meses.

3. Tático

Se a etapa estratégica mora no longo prazo e a operacional no curto prazo, é seguro dizer que o planejamento tático se refere ao médio prazo, utilizando informações entre um e três anos para definir os parâmetros que irá adotar. Quando um gestor financeiro determina maneiras para executar ações e estratégias para cada área, está fazendo um planejamento tático. Isto é, aquele que liga o estratégico ao operacional, por meio de processos e ferramentas. Os detalhes fazem toda a diferença neste caso. Apesar de ser importante enxergar a empresa como um todo, é necessário especificar como chegar aos resultados de acordo com atividades individuais, que no final serão complementares.

Portanto, o planejamento tributário preventivo é o estudo realizado antes da concretização do fato gerador. É uma medida que evita a adoção de regime tributário incompatível com a realidade da empresa, pagamento de tributos de forma incorreta e aplicação de penalidades. Levando em consideração a altíssima carga tributária adotada em nosso país, é uma medida absolutamente vital para garantir não apenas a competitividade das companhias, mas até mesmo a sua própria sobrevivência.

+55 (11) 93467-7595
Ed. Centurion Business Center
Av. Desembargador Moreira, 760, salas 710/714, Meireles, Fortaleza – CE, 60170-000

Posts recentes

Atrás de toda boa ANÁLISE, existe uma grande SWOT!

23 de fevereiro de 2024

Adoção do SVA como Estratégia dos Provedores

29 de janeiro de 2024

Áreas da Contabilidade

20 de dezembro de 2023

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PREVENTIVO

19 de dezembro de 2023

Os 9 Gatilhos Mentais que Farão Você Vender Muito

19 de dezembro de 2023

6 Benefícios de uma Gestão de Processos na Sua Empresa

19 de dezembro de 2023

Preencha o formulário para que nossa equipe entre em contato:

Abrir bate-papo
Atendimento Cortez&Ibiapina
Olá
Podemos ajudá-lo?